sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Trading Idea - Michelin (14/12/2007)



O grupo Michelin produz e vende todo o tipo de pneus (sendo o segundo maior fabricante de pneus a nível mundial), produzindo ainda mapas de estradas e fornecendo serviços digitais. A Michelin opera em 170 países tendo em 2006 produzido 190 milhões de pneus e 15 milhões de mapas e guias.

As vendas do terceiro trimestre saíram ligeiramente abaixo das expectativas, mas ainda assim positivas tendo a Michelin reportado uma subida nas vendas de 2,5%, devido ao aumento do preço de venda dos seus pneus e ao aumento da procura verificado nos mercados emergentes. De acordo com os responsáveis da empresa os números não foram melhores devido ao sentimento económico “bearish” verificado nos US. Ainda assim a empresa reitera os objectivos que definiu no inicio do ano, esperando que o lucro operacional se aproxime do 10,2%.

Tendo em conta este cenário a correcção, que o título registou desde a apresentação dos resultados, parece-nos algo excessiva. A nível técnico a Michelin parece ter criado um suporte na região dos 75 euros, estando inclusive a tocar na range inferior das Bollinguer Bands de curto prazo. O potencial de subida é sem dúvida significativo com os analistas a darem ao título um “average price target” de 106,71 euros. O maior factor de risco associado é a manutenção do movimento de correcção nos mercados accionistas.

Sendo assim consideramos entrar ao preço de 75 euros com um nível de stop loss de 5%, traduzindo-se num preço de saída de 71,25 euros.